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Como se diferenciar da concorrência?

Como se diferenciar da concorrência?

Os mercados estão saturados e cada um tem suas dificuldades e particularidades. Isso é normal  porém, proporciona noites em claro aos empresários e gestores devido a incerteza do futuro.

Só os melhores se destacam da concorrência e chegam lá. Mas em um cenário como este, como realizar essa manobra e mostrar o sua empresa é a melhor opção para os consumidores?

Aqui vai uma história muito interessante sobre o assunto:

“Um rapaz vendia o melhor hot-dog da cidade. Ele comprava o melhor pão, a melhor salsicha, o melhor molho…Enfim, todos os ingredientes eram das melhores marcas e as pessoas só compravam o lanche dele, devido a qualidade e a clientela fixa que adquiriu ao longo do tempo. O rapaz nunca tinha tempo para ler os jornais ou ver TV, vivia a sua vida e trabalhava sem se preocupar com assuntos externos. Até que um dia, um amigo de outro país veio morar próximo de sua casa. E quando chegou disse: “Olha, cuidado viu? Disseram que a crise está afetando todos os comércios por aqui. Se prepare para sobreviver a isso!”. Depois dessa notícia, o vendedor de hot-dog com medo, começou a comprar o pão ruim, o molho mais barato, parou de investir nos banners que chamavam a atenção para seu carrinho de lanche…E depois de um tempo, encerrou os negócios.”

Conclusão? O problema não é a crise ou a concorrência, você não deve medo dela e sim buscar diferenciais que destaquem sua empresa!

Aqui vão algumas dicas para te ajudar:

– OLHE PRA DENTRO.
Chega de olhar pra fora, para o que os concorrentes estão fazendo. Se eles não conseguem resultado, por que você deve fazer igual? Seja diferente!
Todos, em algum momento, já analisaram as ações dos concorrentes ao invés de inovar e isso prejudica MUITO o seu posicionamento no mercado. Essa prática força os consumidores a comprarem simplesmente pelo preço afinal, já que você não evidenciou nenhum diferencial, para o cliente não fará diferença se o produto foi comprado na sua empresa ou na do concorrente. Por isso, DESTAQUE-SE!

– PÚBLICO
Já estamos cansados de saber isso mas é sempre importante ressaltar: QUEM MANDA É O CONSUMIDOR. Sem contar que as necessidades mudam o tempo todo, fazendo com que os profissionais de marketing e as empresas repensem urgentemente as estratégias para solucionar as “dores” da galera. Hoje, tudo está na palma das mãos. Você, divulgando seus produtos e serviços em um banner no transporte público, vai atrair o público certo? Onde as pessoas que se interessam pelo que você tem a oferecer estão? OBSERVE, PERGUNTE, PESQUISE E APRESENTE UMA SOLUÇÃO PARA SE DESTACAR.

– MUDANÇAS
Você já percebeu que a televisão hoje é a Netflix e o Youtube? Se não puder assistir na íntegra sua novela favorita, por exemplo, pode recuperar os episódios perdidos na internet! Bom, com esse exemplo você pode ver o quanto é importante se atualizar e acompanhar as mudanças. Existem empresas que ainda não trabalham com maquininha de cartão, fazem notas de compra ainda no papel e não possuem redes sociais ou qualquer tipo de proximidade com o consumidor. É importante entender que para garantir a permanência no mercado, deve-se entender o que o cliente procura.

E você, quais medidas tem tomado para vencer a concorrência?

Comece a aplicar essas dicas hoje mesmo para que sua empresa dê um UP!

Caique Morais
Caique Morais

Analista de Marketing Digital

Bacharel em Publicidade e Propaganda com mais de 5 anos de experiência, foi indicado como Melhor Profissional de Marketing Digital em 2018 e premiado como Melhor Profissional de Planejamento Digital em 2019 pelo Prêmio ABC da Comunicação. Responsável pela área de Marketing Digital montando sempre as melhores estratégias para nossos clientes. Larga experiência como Designer Gráfico elaborando peças criativas para campanhas publicitárias e grande destaque na área de audiovisual desenvolvendo conteúdos de altíssima qualidade e inovação.