10 motivos para contratar uma agência

Você já ouviu a expressão: A grama do vizinho é sempre mais verde? Imaginamos que sim!

Quantas e quantas vezes, você que é empreendedor ou gestor de uma grande empresa, parou para se comparar com a concorrência descobrindo que ele vende muito mais, tem mais pontos positivos e diferenciais que você? Não tem jeito! A comparação é algo natural no mercado e pode ser muito produtiva, inclusive. O que você precisa sempre identificar é quando esta situação passa do ponto “saudável”.  

Se você faz um comparativo identificando o que você gostaria e o que não gostaria no momento em que estiver traçando metas, isso pode te ajudar a encontrar a melhor estratégia para o seu negócio. Agora, se o seu objetivo for apenas identificar suas deficiências achando que você nunca seria capaz de superar esses problemas, desmerecendo seus esforços ou copiando algo que não é sua ideia, isso já é inveja e falta de profissionalismo.

Nós, publicitários e profissionais de marketing entendemos e sabemos o quanto é difícil encontrar o caminho certo para fazer uma empresa girar. Líderes se preocupam com a equipe, com novas ideias, com crescimento, com lucros, com providências fiscais e jurídicas, com seus clientes, com seus processos. E quando estamos mergulhados em uma situação com muitas coisas na cabeça para resolver, é praticamente impossível pensar em como se posicionar no mercado da forma certa. Mas apesar de tudo isso você precisa ter uma única certeza: Onde eu quero chegar?

Quando entramos neste assunto, fica muito mais fácil responder à pergunta inicial desse artigo.

Quais as vantagens de se contratar uma agência?

Listamos aqui 10 vantagens para convencer você! Acompanhe conosco:

  1. Não é apenas um layout!

Quando apresentamos um projeto ao cliente, muitos pontos são analisados, a começar pelas cores. Precisamos sempre entender qual é o objetivo do cliente para ver quais os tons e a paleta de cores mais adequada para ser utilizada em cada caso, já que isso produz um efeito neurológico no consumidor, passando a mensagem de forma eficaz. Outro ponto é a clareza na diagramação e a disposição das informações. Se isso não for bem analisado e articulado, seu anúncio ou layout digital pode perder a funcionalidade em questão de segundos, já que o volume de informações é extremamente grande.

Aqui cabe uma curiosidade: segundo uma pesquisa divulgada pela Revista Exame, você sabia que atualmente a cada 48 horas é produzida uma quantidade de conteúdo, em volume, equivalente a tudo que havia sido produzido desde o início da humanidade até o ano de 2003? Não preciso nem dizer que é necessário um preparo muito grande para você atrair seus clientes né?

Especialistas estimam que estamos expostos a até cinco mil anúncios por dia. Nosso cérebro é incrível e absorve tudo isso mesmo de forma subliminar e é por isso que sempre aconselhamos aos clientes que façam um investimento em divulgação com repetição. Mesmo uma ideia muito boa, pode demorar para ser notada até se tornar uma experiência.

2. Estudar o mercado

A velha história do gramado verde do vizinho entra exatamente aqui. Uma agência, por estar de fora do seu negócio, vai conseguir te mostrar o que você precisa fazer em relação à concorrência para se sobressair no mercado sem correr o risco de plágio, cancelamentos por infração de leis e direitos, bem como lançar algo criativo e novo! Como seus concorrentes se comunicam? Como falam com a persona deles? Qual o ticket médio? Quanto gastam em marketing? Qual seu posicionamento de mercado? É extremamente importante que antes de iniciar qualquer tipo de trabalho, você peça para a agência que te atende fazer uma análise SWOT não só da sua empresa, mas dos seus concorrentes, alinhando isso com suas estratégias voltadas para sua persona. E o que seria essa análise? Análise SWOT ou análise FOFA é um método de planejamento estratégico que engloba a análise de cenários para tomada de decisões, observando 4 fatores: forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. As forças e fraquezas dizem respeito a sua empresa. As oportunidades e ameaças falam sobre fatores externos. Esse sistema traz um grande detalhamento da situação, abrangendo circunstâncias desde a criação de produtos em uma pequena empresa, até a gestão de uma multinacional.

3. Estudar a persona (como atrair e conquistar)

Você tem dois amigos. Um sempre te procura querendo saber como você está e se oferece para te ajudar a resolver seus problemas. O outro amigo sempre te liga pra pedir favor ou querer vender produtos cosméticos. Com o tempo você vai acabar se afastando do segundo amigo, afinal, ele só está interessado nos propósitos dele! Da mesma forma acontece com o marketing.

De forma geral existem muitos consumidores que estão por aí só buscando preço, como tem empresas que só irão oferecer serviços. Mas o ideal, que sempre buscamos orientar nossos clientes é: você não precisa ser “mais um” no meio da multidão. Você pode ser diferente, oferecer algo que nunca ninguém pensou, trazer experiências positivas para seu cliente e se preocupar com os problemas dele, afinal, estamos falando de pessoas, certo? Garanto que dessa forma, o desfecho da “venda” pode ser muito diferente!

Só assim você vai se destacar na multidão de anúncios e ofertas.

Além disso é muito importante que você fale das dores, dificuldades e objetivos da sua persona montando uma estratégia para um público específico. Essa divisão é importante para que você possa utilizar a verba de forma otimizada.

E vamos lembrar que quem quer falar com todo mundo, pode acabar não falando com ninguém!

4. Posicionar sua marca

Você tem uma empresa ou trabalha em uma empresa que faz doces e bolos. Você usa os melhores produtos, todos de primeira linha. O melhor fermento, a melhor farinha, o melhor açúcar, o melhor leite condensado, o melhor confeito. Sua equipe trabalha devidamente uniformizada. Você tem um logotipo e uma identidade visual muito bonita. Suas publicações nas redes sociais têm muitas curtidas, mas você não consegue vender! O que será que eu estou fazendo de errado? Uma agência pode te ajudar a desvendar esse mistério. Será mesmo que você está conseguindo contar tudo que você tem de melhor para o mercado? Mesmo que você esteja publicando essas informações, será que você está falando de forma correta com o seu público? Tudo isso faz parte de um posicionamento de marca, que faz parte de um projeto de branding. Tudo que você faz tem que ter um motivo voltado para sua persona. Não adianta falar de forma “geral” para um público de massa. Se seu público é da geração Z ou Milennials, por exemplo, você só conseguirá chamar a atenção deles se trouxer uma experiência com os serviços ou produtos e mostrar que está preocupada com o meio ambiente.

5. Mensurar o ROI

O mês passou e você investiu em outdoor, revista, anúncios em redes sociais e Google Ads. Na correria, você acabou esquecendo de pedir para sua secretária perguntar para o cliente que apareceu interessado em seus serviços ou produtos, de onde ele encontrou sua empresa. Das poucas vezes que você lembrou de perguntar para sua equipe do departamento comercial de onde apareceram clientes, a resposta foi: os clientes nos encontraram da internet, ou ainda, no Google. O mês seguinte começou e você teve que reduzir custos por conta da pandemia. E agora? Qual ferramenta de divulgação você vai manter? Uma agência vai te auxiliar a mensurar o ROI (Return on Investment).O ROI é uma das métricas mais importantes para empreendedores já que indica quais estratégias estão dando mais resultado. A maioria das agências que trabalham com marketing digital, tem softwares que ajudam a analisar essas métricas de forma simples e objetiva, ficando ainda mais fácil de montar as estratégias para as próximas ações.

6. Converter leads em vendas

Sua empresa tem um Instagram e um Facebook com mais de 20k pessoas. Você consegue passar seus pontos positivos, diferenciais e tem muito engajamento nas redes sociais. Diversos leads qualificados te procuram para realizar a compra. Ao desligarem o telefone esses clientes dizem que vão pensar e nunca mais aparecem. E agora? O que saiu errado? Porque não consigo converter leads em vendas?

Atendendo um de nossos clientes que precisava muito vender cursos especializados, fizemos uma análise na época através de pesquisas para entender o que estava acontecendo e descobrimos que o atendimento da empresa pelo telefone e WhatsApp, não passava credibilidade para quem entrava em contato. Uma agência pode te ajudar a identificar esses pontos de melhoria e inclusive fornecer conteúdo para sua equipe de vendas. 

7. Compromisso com a ética e a verdade

Contratar uma empresa para prestação de serviços é como você iniciar um namoro. Tudo começa bem, mas pode ser que no meio do caminho ocorra algum desentendimento, seja por diferentes opiniões, por vivência, por interferências de outros. Pode ser que as expectativas eram iguais e com o tempo tudo foi mudando. Não estamos livres de isso acontecer com qualquer cliente, mas há algo extremamente positivo em uma contratação de agência: o compromisso com a ética e a verdade. Aqui na MegUp somos certificados pelo CENP – CONSELHO EXECUTIVO DE NORMAS PADRÃO (O Conselho Executivo das Normas-Padrão é uma entidade de ética, com atuação nacional, criada e mantida exclusivamente pelo setor privado para assegurar boas práticas comerciais entre Anunciantes, Clientes, Agências de Publicidade e Veículos de Comunicação) e para atestar nossa qualidade e credibilidade, seguimos todos os protocolos para atender a todos os clientes com transparência, mesmo que ocorra rescisão de contrato por exemplo, já que tudo é feito com respaldo jurídico e contratual.

8. De que adianta uma boa ideia se ela for pro lugar errado?

Televisão, Rádio, Revista, Jornal, Trem, Metrô, Ônibus, Facebook, Instagram, Twitter, Youtube, Pinterest, Google, Mídias em Elevadores…

É tanta opção que fica realmente difícil para um gestor que tem uma série de preocupações e afazeres em seu dia a dia, pesquisar, analisar e mensurar o que realmente traz retorno pra ele quando o assunto é divulgação em veículos de comunicação. Mas espera, qual o objetivo principal de cada um deles? Qual deles realmente poderá ser eficaz para o meu negócio?

Contar com uma agência para dar esse direcionamento para a empresa que precisa de divulgação e que não sabe por onde começar, é essencial para que o investimento não seja em vão. E não adianta sair divulgando em todos os canais porque o mercado se inova e muda a cada dia. É difícil para quem não trabalha nessa área se atualizar sobre as mídias o tempo todo. Mas uma coisa é certa: seja a curto, médio ou longo prazo, marketing sempre dá retorno e por isso seu planejamento deve ter um tempero de conhecimento e a malandragem da negociação, já que as agências sempre conseguem descontos e bonificações que um cliente sozinho, jamais conseguiria.

9. 2 cabeças pensam melhor do que uma

Uma agência de propaganda conta com diversos especialistas em diferentes áreas. Tem o profissional de atendimento, de planejamento, de mídia, redatores que desenvolvem conteúdo, profissionais de criação como designers, diretor de arte, diretor de criação, o pessoal responsável pela área de web como o desenvolvedor back-end e o webdesigner, o analista de marketing digital responsável por campanhas, o social media que cuida de redes sociais, a equipe de audiovisual que faz edição de vídeos e animações e o pessoal que trabalha na área financeira e administrativa para organizar os processos.

Contar com um parceiro assim é sem dúvida ter a tranquilidade de que vários profissionais participarão do projeto de sua empresa, além da garantia de um contrato de prestação de serviços para que você fique tranquilo e sempre tenha respaldo para o desenvolvimento de suas campanhas e estratégias para chegar em seus objetivos. 

10. Menos custos e muito mais produtividade

Muitas empresas montam uma equipe de marketing interna para poder cuidar da divulgação. Essa equipe pode atuar apenas nas estratégias ou também prestar serviços que envolvam campanhas online e off-line. O departamento de marketing anda de mãos dadas com o departamento de vendas e juntos traçam as metas necessárias para atingir os objetivos dos CEO’s. Mas essa é uma medida que pode trazer um grande valor de investimento, principalmente quando falamos em contratação CLT. Um profissional sênior que tem salários a partir de R$ 2.000,00, sai o dobro do valor para uma empresa. Se você possui 5 funcionários, estará desembolsando o equivalente a R$ 20.000,00. Com a contratação de uma agência você terá vários profissionais engajados para construir suas campanhas e diversos projetos e poderá economizar, dependendo da sua demanda, mais de 70% deste valor. Além disso, não precisará se preocupar com a gestão de equipe, que é um grande desafio para Diretores e Gerentes de qualquer área de atuação.

Eu poderia citar mais uma série de vantagens para você contratar uma agência, mas sei que certamente isso não traria engajamento, porque hoje ninguém tem tempo pra nada rsss

Na verdade, eu separei esse conteúdo porque amo muito a minha profissão e acredito que todo profissional deve vestir a camisa da sua área e lutar por isso.

Não é novidade pra ninguém que é muito difícil empreender no Brasil, já que 18% dos nossos ganhos são impostos e temos muitas leis antigas que hoje não fazem mais nenhum sentido. Publicitários, profissionais de marketing e comunicação não tem uma OAB, um CRM, um CRO, um CRV…

Qualquer um pode acordar inspirado e dizer: Sou publicitário ou marqueteiro com muitos anos de estrada. Quem vai pedir a regulamentação dele se ele apresentar um trabalho BBB (bom, bonito e barato?).

Por isso, se você está buscando uma agência, gostaria que você levasse todos esses fatores em consideração. E é claro, se por ventura você escolher a MegUp, saiba que será muito bem-vindo!