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Os principais desafios para o marketing em 2020

Os principais desafios para o marketing em 2020

Em meados de novembro/2019, nós aqui da MegUp já estávamos antenados no mercado de publicidade, propaganda e marketing para traçar as estratégias do ano de 2020. E quanto mais pesquisávamos e fazíamos reuniões de brainstorming, mais descobríamos assuntos interessantes e empresas que também estavam preocupadas com o seu posicionamento no novo ano que se aproximava.

A tecnologia está cada vez mais avançada e com isso, vem tornando os consumidores mais imediatistas, exigentes e ágeis na busca por seus interesses. Já não se sabe se o comportamento do consumidor mudará daqui 6 meses ou em uma semana, por exemplo. Com isso, as estratégias não são eternas: precisam ser revisadas com frequência para entender o que o público procura e se a abordagem da organização tem sido de fato efetiva.

Viu só? Desafio é o que não falta em 2020 e para ajudar a tornar essa tarefa mais produtiva e extrair resultados relevantes para sua empresa, aqui vão alguns pontos que merecem atenção:

CONTEÚDO RELEVANTE
Nós já falamos sobre isso este mês, você se lembra? O marketing de conteúdo continua sendo uma aposta muito positiva para empresas que pretendem atingir seu público alvo e solidificar sua marca no mercado de forma que, independente das mudanças na jornada de compra, continue sendo lembrada pelas pessoas.

Ao contrário do que muitos pensam, o marketing de conteúdo vai além de textos: ele auxilia na quebra de objeção dos clientes e mostra que sua empresa entende de fato o que os consumidores procuram. É um desafio? Sim! Mas esta estratégia está em ascensão. Use a seu favor!

MARKETING DE INFLUÊNCIA
Foi-se o tempo onde os influencers eram considerados irrelevantes: agora, quem tem esse poder de influência em mãos (tanto na presença digital quanto em networking), colherá excelentes frutos! Aliás, não é somente o cenário dos influencers que é positivo: das empresas também!

– Dados da Nielsen revelam que 74% dos consumidores tomam decisões baseadas nas opiniões de outras pessoas.


É uma via de mão dupla: há divulgação através do influencers para seu público que certamente, se interessa pelo produto ou serviço em questão. Por outro lado, a empresa conquista novos clientes com essa abordagem. Sim, o marketing de influência só tende a crescer. É oficial: A tendência de 2020 são menos campanhas pontuais e mais ações de relacionamento e aproximação com o consumidor.

AUDIOVISUAL
Os vídeos estão dominando o mundo! Isso é um desafio? CLARO! Com a onda de informações que passa diariamente pelos olhos do consumidor, como prender a atenção e mostrar que sua empresa tem tudo aquilo que ele procura? Por mais que os vídeos sejam os preferidos da galera, é importante traçar uma estratégia para se diferenciar da concorrência. Opte por uma pitada de diversão e destaque-se do tradicional. O objetivo aqui é humanizar o contato com o público, ajudando na maior absorção do conteúdo. Bora dar play? 😉

REDES SOCIAIS
Já pensou se você acorda um belo dia e recebe a notícia que as redes sociais acabaram? Um susto, não é?

“Gente, cadê minhas fotos, os comentários, mensagens…CADÊ MEUS SEGUIDORES?”

Pois é. Lembra do Orkut? E do MySpace? MSN? Hoje temos o Facebook e o Instagram como as redes mais populares do momento, sendo difícil lembrar do que já se passou. Mas agora, reflita:

Você possui uma página da sua empresa no Facebook e um perfil no Instagram, ok. Mas…e se acontece um sumiço repentino das redes, onde os seus seguidores vão te encontrar? Você consegue não se prender a números de seguidores e curtidas? Sim, sabemos que são apenas números, porém, se as pessoas se identificam com a causa que sua marca defende, elas irão atrás de você em outras redes sociais e te acompanharão onde você estiver! Hoje seu foco deve ser o engajamento e os leads reais que se interessam pelo o que você tem a oferecer!

NÃO COLECIONE NÚMEROS, SE PREOCUPE COM AS PESSOAS ATRÁS DA TELA!

Fazendo isso, você criará um movimento, uma comunidade que vai procurar sua empresa em todo lugar, ao invés de serem reféns das redes atuais. Esteja sempre preparado para inovar e cativar os consumidores!

E já que nós aqui da equipe UP já estamos ligadinhos nesses desafios desde o ano passado, que tal dar uma olhada nos outros conteúdos que temos aqui no blog e aproveitar para marcar um café aqui na agência?

Não deixe para depois, aproveite o primeiro semestre de 2020 para traçar uma estratégia de sucesso e dar um UP na sua empresa. Vem com a gente! ;

Caique Morais
Caique Morais

Analista de Marketing Digital

Bacharel em Publicidade e Propaganda com mais de 5 anos de experiência, foi indicado como Melhor Profissional de Marketing Digital em 2018 e premiado como Melhor Profissional de Planejamento Digital em 2019 pelo Prêmio ABC da Comunicação. Responsável pela área de Marketing Digital montando sempre as melhores estratégias para nossos clientes. Larga experiência como Designer Gráfico elaborando peças criativas para campanhas publicitárias e grande destaque na área de audiovisual desenvolvendo conteúdos de altíssima qualidade e inovação.