Conteúdo de Qualidade de Publicidade, Propaganda e Marketing :)

Não perca a comunicação

Não perca a comunicação

Ter uma comunicação efetiva tornou-se uma das principais preocupações das instituições do mundo inteiro, pois ela facilita com que a empresa esteja mais próxima dos seus clientes. Não é novidade que uso do Smartphone se tornou um verdadeira extensão do nosso corpo. Assim, o atendimento precisa estar literalmente na palma da mão!

Por mais que o tema central de nosso blog não seja a pandemia, acreditamos que a entrada do coronavírus no mundo pode ser vista como uma oportunidade de estabelecer medidas mais eficazes de relacionamento com o próximo. Esse cuidado mostra que você se importa e constrói uma relação de confiança. Conheça as nossas dicas e esteja aberto a receber novas ideias! Boa leitura!

Contact center

Estabelecer um canal pelo qual os clientes possam chegar até você, é basicamente a ideia do contact center. Usar um e-mail para concentrar as principais dúvidas e reclamações geradas por conta da crise da Covid-19 é uma ótima opção.

E não demore a responder os e-mails: este é um canal de comunicação fácil e eficaz! Como uma escala de prioridade, coloque os clientes mais afetados no topo de prioridades e deixe os que tiverem problemas menores para o final da lista.

Converse com os clientes e colaboradores

Lembramos que todos temos muitas dúvidas no momento. E as pessoas ao seu redor te perguntarão como essa crise vai afetar seus negócios. Por isso, procure saber como elas estão se sentindo e quais problemas que estão enfrentando. Simples perguntas como: “Como vai você? Como está o trabalho? O que podemos fazer para ajudá-lo?” farão a diferença.

Além de comunicar-se com aqueles que fazem parte do seu cotidiano profissional, sobre as ações da sua empresa durante a pandemia, é importante praticar a empatia e expressar o apoio coletivo da organização aos clientes!

Faça reuniões e estabeleça novas metas

Seguindo a dica anterior, a sua equipe precisa de liderança para saber como gerenciar e manter leads e clientes.

Reúna o seu time frequentemente e tente identificar lições que podem ser tiradas do momento de crise. Comece a trabalhar em novas ações e trace estratégias a curto e médio prazos para melhorar a experiência de trabalho, um produto ou serviço. Indicamos o Skype, já que é uma ferramenta gratuita e prática para reuniões em vídeo chamada.

Marketing de conteúdo

Como manter um contato direto com o cliente sem que ele sinta que isso esteja acontecendo de forma intrusiva? O marketing de conteúdo é a resposta. Ele oferece o que o consumidor quer ler e são assuntos relacionados ao seu negócio, mas de interesse geral de certo público!

Fique de olho! Caso o seu cliente sempre entre no seu site ou blog, quer dizer que você o conquistou. Para melhorar essa ferramenta de comunicação, você pode, ainda, enviar por e-mail conteúdos que sejam do interesse desse cliente e pedir para que ele sugira pautas que serão tratadas nos próximos posts do site.

O WhatsApp Business é uma forma inovadora de fazer comunicação e marketing com os consumidores. Com mais de 100 milhões de brasileiros, a ferramenta de conversa é a mais utilizada em todo o país, então não dá para ficar de fora!

O essencial é perguntar na primeira conversa ou cadastro no site, se você pode enviar promoções e conteúdos por WhatsApp ou e-mail!

Follow up

O termo follow up indica o acompanhamento dos clientes após um contato inicial. Esse monitoramento conseguirá fazer com que a pessoa se torne um consumidor de verdade, além de conseguir fidelizá-lo após a primeira compra.

Esteja sempre em contato, oferecendo novos conteúdos e mostrado as novidades da loja. A dica é fazer o que for possível para que aquele cliente não fuja de você! Só tome cuidado para não parecer chato ou inconveniente, assim você poderá perder o cliente para sempre.

Apoie clientes que estão com dificuldades financeiras

Nada adianta inúmeras estratégias de comunicação, se você não mostrar que está disposto a fazer o que for preciso para ajudar seus clientes durante esse período desafiador.

Analise aqueles que foram mais afetados negativamente, por meio de um contato personalizado por e-mail ou redes sociais. Em seguida, reestruture suas soluções para considerar os benefícios mais cruciais do seu produto, otimize e foque sua mensagem para adequar-se à necessidade atual! Enfatize ofertas temporárias que você está promovendo, como exemplo uma extensão de datas de pagamento.

Canais digitais

Ignorar a presença das redes sociais atualmente é, de certa forma, ficar atrás em relação à concorrência. Você está tirando o melhor proveito delas? Abuse das facilidades do Facebook, como sua plataforma Messenger, e não deixe de participar do Instagram e do LinkedIn.

Um dos passos fundamentais é que as redes sociais estejam sempre atualizadas e com informações precisas. Assim, é possível fazer o monitoramento delas, ou seja, os horários de maior interação com as redes, o número de menções, o teor das interações, o tempo médio de resposta aguardada pelos clientes e o perfil daqueles que optam por esses canais.

Porém, seja no Facebook ou no chat online, aguardar horas para ser atendido impacta negativamente o nível de satisfação do seu cliente. Logo, reforçamos que é importantíssimo que o profissional preze pela agilidade, empatia e proatividade.

Há uma série de ferramentas que auxiliam na implantação de estratégias eficazes de comunicação online. Listamos algumas que falamos aqui no blog:

  1. E-mail
  2. Site
  3. WhatsApp Business
  4. Skype
  5. Facebook e Messenger
  6. Instagram
  7. LinkedIn

Eai, gostou desse conteúdo? Comente, queremos a sua opinião! E acompanhe o nosso blog para mais conteúdos sobre o assunto!

Naila Galera
Naila Galera

Equipe de Conteúdo

Graduanda no curso de Bacharel em Marketing é responsável pela área de criação de conteúdo, desenvolve campanhas de inbound e marketing digital juntamente com a equipe da agência desenvolvendo textos de Redes Sociais, Blogs e Sites para grandes clientes.