Conteúdo de Qualidade de Publicidade, Propaganda e Marketing :)

O fim do marketing de Whatsapp: Entenda a nova lei!

O fim do marketing de Whatsapp: Entenda a nova lei!

É natural receber mensagens no Whatsapp com cunho comercial de colegas que possuem empresa e fazem o envio de materiais de divulgação. Porém, muitos consumidores tem reclamado ultimamente sobre o incômodo de receber esse tipo de mensagem frequentemente sem solicitar.

Aí, você evita bloquear o contato afinal, é um amigo. Porém, não quer receber mensagens que não tem interesse. Como se já não bastasse o spam por e-mails, agora essa prática tem sido adquirida também nos aplicativos de mensagens instantâneas? Opa, peraí!


Diferente da Newsletter, onde a pessoa se cadastra para receber novidades por ter realmente interesse, o envio de mensagens para pessoas aleatórias, passou a trazer dor de cabeça tanto para o público, quanto para a empresa que envia.

O fato é que mesmo que a pessoa tenha interesse no  produto ou serviço, enviar esse tipo de mensagem frequentemente, cria uma certa repulsa. É como diz a frase: “O brasileiro adora comprar, mas odeia que vendam para ele”.

O que queremos dizer com o “Fim do Marketing de Whatsapp” é que você pode SIM ser banido do aplicativo, se receber denúncias a respeito das mensagens enviadas. Ou seja: Se adicionar seus contatos na Lista de Transmissão sem que eles tenham interesse de estar ali ou recebendo seu material, poderá lhe acarretar problemas.

Além disso, o Whatsapp (como todas as outras redes sociais), possui termos de uso, com regras sobre o aproveitamento correto do aplicativo. O não cumprimento, pode gerar consequências muito mais graves que o simples bloqueio do serviço. Na correria do dia a dia, acabamos aceitando os termos do aplicativo sem ler, porém, é fundamental prestar atenção pra fazer com uso da ferramenta.

Existem diversos motivos que podem fazer você ser banido da ferramenta.
Algumas delas são:

– Envio de propaganda ou Spam para seus contatos;
– Usar um sistema ilegal para o disparo de mensagens automáticas;
– Usar os dados de terceiros sem autorização;
– Encaminhar mensagens que violam as regras do aplicativo (Leia os termos!);

Então, como realizar a divulgação da forma correta?

LISTA DE TRANSMISSÃO
O envio da mesma mensagem, repetidas vezes, é comum se você participa de diversos grupos. Quando a mesma mensagem é copiada e colada diversas vezes, o Whatsapp entende isso como uma prática de spam, trazendo problemas para a sua conta.
Caso precise enviar o mesmo recado a diversas pessoas, crie uma Lista de Transmissão. Além de fácil e prática, o WhatsApp entenderá que tal atitude é momentânea e não algo frequente e indesejado para os destinatários.


PERGUNTE AOS CONTATOS!
Redija um texto, falando um pouquinho sobre sua empresa e pergunte se o seu contato gostaria de fazer parte da Lista de Transmissão para receber novidades, ofertas, entre outros. Abuse dos comandos como Bold, Itálico, emojis…Tudo para tornar sua mensagem chamativa e interessante e evitar denúncias de pessoas que se incomodam em receber recados sobre produtos e serviços que não tem interesse. Perguntando, além de evitar problemas você seleciona pessoas que fazem parte do seu público-alvo.

E então, qual outra estratégia você usa para utilizar o Whatsapp a seu favor e evitar problemas com o aplicativo?

Conte pra nós aqui nos comentários! 🙂

Obrigada por ler, até mais!

Caique Morais
Caique Morais

Analista de Marketing Digital

Bacharel em Publicidade e Propaganda com mais de 5 anos de experiência, foi indicado como Melhor Profissional de Marketing Digital em 2018 e premiado como Melhor Profissional de Planejamento Digital em 2019 pelo Prêmio ABC da Comunicação. Responsável pela área de Marketing Digital montando sempre as melhores estratégias para nossos clientes. Larga experiência como Designer Gráfico elaborando peças criativas para campanhas publicitárias e grande destaque na área de audiovisual desenvolvendo conteúdos de altíssima qualidade e inovação.