Conteúdo de Qualidade de Publicidade, Propaganda e Marketing :)

Marketing 4.0

Marketing 4.0

Marketing 4.0? Nada mais é do que uma ampliação natural do Marketing, produtos e serviços são adaptados para a era digital. A versão 4.0 representa a fase da inclusão digital, facilitando acesso a tecnologia e tornando o processo de compra mais humanizado possível.

A Era 4.0 do Marketing tem algumas características próprias, sendo elas:

> Consumidor com menos tempo e diversas distrações;
> Integrar marketing tradicional com digital;
> Criar momentos virais para ganhar destaque;
> Experiências completas com o consumidor;
> Integração total entre marca e público (Engajamento);
> Análise comportamental;
> Uso de aplicativos mobile cada vez mais frequente.

Existem 3 mudanças notáveis que marcaram a chegada do Marketing 4.0: Google, Redes Sociais e Serviços. Vamos falar um pouco mais sobre elas?

GOOGLE
É natural ouvir hoje em dia: “Se você não está no Google, você não existe”.
Essa plataforma mudou completamente a forma de buscar informações, serviços e produtos. É fundamental entender o que os clientes buscam online, quais dores e dúvidas eles pretendem sanar em sua procura.  Manter conteúdo interessante e entender basicamente um pouco sobre SEO para o site da sua empresa, certamente fará com que esse relacionamento com o consumidor final se estreite. Isso vai fazer com que a sua empresa se destaque dos concorrentes e consiga atrair mais atenção para os seus produtos e serviços.

REDES SOCIAIS
As redes sociais abriram as portas para conectividade, aproximação, agilidade. Quando os grupos passaram a se conectar e expor preferências pessoais, gostos e atividades em geral, a influência das redes cresceu de forma considerável.
Tonaram-se verdadeiros canais de mídia, dando espaço até mesmo para o nascimento dos influenciadores digitais que auxiliam no impulsionamento de marcas, produtos e serviços.
A chuva de publicações nos Feeds é absurda. Conquistar a atenção do seu público-alvo deve ser o objetivo principal. É de extrema importância que as informações sobre seu negócio estejam claras, atualizadas e objetivas. Assim, atrairá o consumidor interessado pelo o que sua empresa oferece.

SERVIÇOS
São notáveis também as possibilidades disponíveis para a prestação de serviços.
A internet possibilitou o surgimento de aplicativos e empresas que oferecem serviços como: Delivery, quartos e garagens para alugar, desapego de itens usados, entre outros.
A era da prestação de serviços inovadores finalmente bate a porta e dentre elas, podemos citar algumas: Netflix, Uber, AirBNB, Spotify, iFood. Você consegue se imaginar hoje em dia sem algum desses serviços? Sem dúvidas, chegaram mesmo para revolucionar. Como vimos então, a fase 4.0 do Marketing é ainda mais pessoal e humanizada.
O objetivo final não é apenas a venda mas sim gerar e agregar valor real na vida do consumidor, fazendo com que ele se identifique com a marca.
O novo consumidor tem o perfil de ser totalmente conectado. O tempo todo!

Por conta disso, se tornou bem mais exigente, fazendo com que as empresas procurem uma abordagem diferenciada para atraí-lo.
Finalmente, a era da tecnologia chega e exige que o mercado se recicle. É necessário abandonar parcialmente a visão do marketing antigo e entender que agora o Online e o Offline andam juntos.

Caique Morais
Caique Morais

Analista de Marketing Digital

Bacharel em Publicidade e Propaganda com mais de 5 anos de experiência, foi indicado como Melhor Profissional de Marketing Digital em 2018 e premiado como Melhor Profissional de Planejamento Digital em 2019 pelo Prêmio ABC da Comunicação. Responsável pela área de Marketing Digital montando sempre as melhores estratégias para nossos clientes. Larga experiência como Designer Gráfico elaborando peças criativas para campanhas publicitárias e grande destaque na área de audiovisual desenvolvendo conteúdos de altíssima qualidade e inovação.