Conteúdo de Qualidade de Publicidade, Propaganda e Marketing :)

Gestor e a Responsabilidade Emocional

Gestor e a Responsabilidade Emocional

Olá aqui é a Renata Paz! 🙂

Uma vez eu escutei a expressão: “Ser líder é motivar, mesmo não estando motivado”.

Ao meu modo de ver, essa é a mais pura verdade. A liderança é um dom e todo líder que se preze deve ser muito valorizado pelos seus superiores, afinal, ele sabe como motivar seus funcionários, demonstra técnica e competência em explorar o comportamento humano a favor da equipe ampliando a produtividade e lucro de sua empresa. É sua responsabilidade identificar o melhor que cada um pode desempenhar no seu dia a dia e aprender que lidar com pessoas é apenas uma questão de adaptação, já que cada um tem sua personalidade, sua ideologia e seu estilo de vida.

Conquistar essas pessoas e fazer com que elas lutem com você dia a dia é questão de carisma. Não estou querendo dizer que você tem que ser a MELHOR pessoa, mas que você precisa ajudar as PESSOAS a encontrarem o MELHOR DELAS. Assim, o líder vai ganhando um espaço fundamental no seu ambiente de trabalho, adquirindo respeito, admiração e automaticamente um exemplo a ser seguido por todos a seu redor. Para cada pessoa ele vai criando, como um camaleão, as diferentes estratégias para lidar com os problemas corporativos. Em um mesmo líder pode estar o grande amigo, o professor, o comandante, o psicólogo, o gerente, o incentivador e o mais importante de tudo: O COMPANHEIRO. Sim, é tudo isso mesmo. E por que o destaque aqui fica por conta do “COMPANHEIRO”? Ora, porque se o membro da sua equipe não está bem de saúde, de que vai adiantar você o pressionar naquele momento por resultados? Não seria mais inteligente mandar ele para casa para que possa se recuperar primeiro e alguns dias depois encontrar uma pessoa totalmente renovada, pronta para te ajudar com todo o gás do mundo em QUALQUER TIPO DE SITUAÇÃO?

Pessoas felizes e motivadas não precisam receber o melhor salário do mundo não. Hoje as pessoas buscam por respeito, por qualidade de vida, por reconhecimento profissional e por oportunidades de crescimento.
O líder que entende todas estas arestas, consegue TUDO! Consegue uma equipe engajada que luta junto com ele por todas as causas da empresa, uma equipe que comemora os resultados junto com ele, uma equipe que se sente simplesmente feliz por que esta no lugar certo e na hora certa.
E todos juntos, cada um com o seu conhecimento, fazem com que uma empresa cresça, contribuindo para que ela faça história no mercado e não para ser mais uma vendendo seu peixe por aí.

Quer ser um bom líder? Entenda mais sobre as pessoas. Pessoas são complicadas? Talvez sim, talvez não. Para quem entende que os pontos de vistas são diferentes e que todos devem ser respeitados, talvez encontre uma tarefa mais simples (e não fácil) pela frente. Há ainda quem diga que aqueles líderes que sabem ouvir e filtrar todas as informações e sugestões de sua equipe, conseguem chegar muito longe também, o que também é uma verdade. E no meio desta vastidão de possibilidades e de pessoas diferentes, também temos uma infinidade de estilos de líderes.

Para entender sobre as pessoas, tente primeiramente entender quem é você e como gostaria de aprimorar o que você tem de melhor. A tarefa costuma ficar muito mais acessível. Aproveite para arrumar a sua casa. Não gosta de algo, trabalhe esta mudança interior, trabalhe duro o seu psicológico. Tenha certeza que no final de tudo quem conseguirá excelentes resultados e uma equipe motivada é você!

A boa notícia é que a liderança, assim como o empreendedorismo, pode ser desenvolvida, assim como os profissionais tornam-se com o tempo mais experientes e qualificados. Ninguém nasce um líder, as pessoas tornam-se líderes com o tempo através de suas experiências. Para quem já tem algumas características marcantes por conta de sua trajetória pessoal e profissional é claro que o caminho fica mais curto para chegar ao objetivo final, mas isso não quer dizer que quem não tenha, não consiga trabalhar em cima disso.

E vamos lembrar de algo muito importante:

Não basta você ter uma equipe e já se considerar um líder.

Existe uma graaaaaannndeee diferença entre chefiar e liderar. Saiba quais são as características de um bom líder:

  • Iniciativa e proatividade
  • Capacidade de resolver conflitos
  • Boa comunicação e capacidade de se expressar
  • Flexibilidade e empatia
  • Autoconfiança
  • Capacidade de reter talentos
  • Criatividade e inovação
  • Facilidade em delegar tarefas
  • Inteligência emocional
  • Assertividade e controle
  • Aprendizagem contínua
  • Habilidade em receber feedbacks
  • Ser um bom planejador

O trabalho em equipe sempre gera mais resultados que qualquer atividade executada individualmente, por isso uma agência de propaganda com uma equipe integrada e engajada, pode trazer excelentes resultados para seus clientes, afinal para esta equipe o mais importante é se entregar aos projetos de forma tão colaborativa que isto agregará valores para ele mesmo.

Além disso, saber conviver profissionalmente com colegas de trabalho traz um desenvolvimento interpessoal, autoestima e autoconfiança que podem melhorar a qualidade de vida de forma geral.

E você, o que acha de tudo isso? Deixe seu comentário 😉

megup_upse
megup_upse

Renata Paz, CEO e Diretora de Criação / Planejamento da MegUp Propaganda. Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Anhembi Morumbi, Pós Graduada em Direção de Arte na Belas Artes e Especializada em Psicanálise voltada para Marketing, reúne mais de 20 anos de experiência. Premiada em 2015 como Melhor Profissional de Planejamento, em 2017 como Melhor Dirigente da Indústria de Comunicação e conquistou mais de 21 prêmios em diversas categorias com sua equipe pelo Prêmio ABC da Comunicação.