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Criatividade: Um desafio em tempos de quarentena

Criatividade: Um desafio em tempos de quarentena

Como a publicidade e o marketing tem se reinventado?

A comunicação está no rol das prioridades estratégicas no enfrentamento da pandemia do coronavírus. Por ter atingido seriamente diversos segmentos de mercado, muitos profissionais tiveram por meio da comunicação, a atuação na necessidade número um do momento: não desaparecer de cena.

Desde o início do Covid-19, a publicidade e o marketing trabalham no posicionamento de marcas e corporações junto a seus públicos de interesse. E não é nenhuma novidade que tudo e todosestão mudando, porque o consumidor também está!

Neste artigo você encontra as informações mais relevantes de como a publicidade e o marketing tem se reinventado no cenário atual. Boa leitura!

Ter criatividade é agir de forma a superar a crise com soluções que auxiliem a continuidade da satisfação e divulgações de clientes. Já é esperado que as marcas sirvam de exemplo e guiem a mudança, sejam práticas e realistas e ajudem consumidores no dia a dia. Mas como fazer isso?

Atacar a crise e demonstrar que ela pode ser derrotada não é uma tarefa fácil. É necessário mostrar empatia e solidariedade com colaboradores, fornecedores e clientes. Agora, o foco é não ter a pretensão de venda direta e sim de conquistar a atenção e confiança do público!

A pesquisa Barômetro Global Covid-19, realizada pela Kantar com 500 brasileiros, entre os dias 13 e 16 de março de 2020, fez um levantamento do posicionamento dos brasileiros sobre as marcas. Você pode encontrar o estudo completo aqui.

Como principais resultados, espera-se que elas sirvam de exemplo e guiem para a mudança (25%); sejam práticas e realistas e ajudem consumidores no dia a dia (21%); ataquem a crise e demonstrem que ela pode ser derrotada (20%); usem seu conteúdo para explicar e informar (18%); reduzam a ansiedade e entendam as necessidades dos consumidores (11%); por último, que sejam otimistas e pensem de formas não convencionais (3%).

Assim, a publicidade tem se modelado a cada dia, entendendo que as abordagens precisam de uma dose extra de criatividade!

De acordo com pesquisa anterior, 88% dos entrevistados concordam completamente que as marcas devem comunicar seus esforços para enfrentar a situação. Então toda e qualquer decisão deve ser pautada no uso de dados e informações para que os resultados sejam os mais benéficos possíveis.

Além disso, muitas campanhas estão sendo realizadas sem nenhum lucro para a empresa!

Um exemplo disso é o Canal do Anúncio, plataforma online de planejamento, compra, gestão e análise de mídia, que decidiu realizar o planejamento e execução de determinados tipos de campanhas e informes publicitários de forma gratuita.


Com o objetivo de homenagear os caminhoneiros que não pararam mesmo neste momento de pandemia, a Volvo Trucks apresenta a campanha Heroes of the Road. Desenvolvido pela SoWhat, o projeto valoriza a missão desses profissionais de transportar remédios, alimentos entre outros produtos. A sensibilidade com que a campanha tratou o momento venceu fronteiras ao levar uma mensagem de esperança!

Outro exemplo de criatividade na área da publicidade foi a Always. Com o intuito de transmitir segurança para todas as mulheres que estão trabalhando durante a pandemia, a marca procurou enaltecer as forças femininas por meio de doações financeiras a pesquisadoras, além de distribuir absorventes para aquelas que estão na linha de frente da saúde. Por meio de uma landing page, durante todo o período de isolamento, as pessoas também poderão gravar mensagens de conforto e agradecimento e mostrar que essas mulheres não estão sozinhas.

Acreditamos que agora, não há fórmula certa para o momento que passamos. Mas a criatividade nunca veio com um manual de instruções!

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Naila Galera
Naila Galera

Equipe de Conteúdo

Graduanda no curso de Bacharel em Marketing é responsável pela área de criação de conteúdo, desenvolve campanhas de inbound e marketing digital juntamente com a equipe da agência desenvolvendo textos de Redes Sociais, Blogs e Sites para grandes clientes.