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Como o marketing de conteúdo pode revolucionar o seu posicionamento de marca?

Como o marketing de conteúdo pode revolucionar o seu posicionamento de marca?

O Marketing de Conteúdo é de longe uma das mais poderosas ferramentas para a consolidação de uma marca no mercado. Mas você deve estar se perguntando: Como um conteúdo pode ter tanto poder a fim de revolucionar o posicionamento de uma marca tanto positiva quanto negativamente? Sim, é um assunto polêmico e hoje vamos falar a respeito deste tema aqui no blog da MegUp. Continue acompanhando!

Vamos utilizar um exemplo prático: Você já percebeu que, naquela roda de amigos em um sábado a noite, sempre tem alguém que conta histórias envolventes, marcantes e que prende a atenção da galera sem esforços? Sim, esse tipo de pessoa é considerada uma autoridade nos assuntos que aborda.

“Você viu a história que o Joaquim contou? Que cara legal, queria ser como ele!”

“Cara, a Fernanda sempre sabe como puxar assunto e se destacar, não é? Uma inspiração pra todos nós!”

Nada contra aqueles que evitam tamanha exposição mas, esses tipos de pessoas ganham certa autoridade e prestígio por onde passam. Uma coisa é certa: você não o questiona a respeito dos fatos contados, espera ansiosamente pelos próximos assuntos abordados e quer sempre estar por perto!

Então, voltando ao assunto empresarial, aqui vai uma pergunta estratégica:
Por que a sua marca não pode ser a atração da “roda de conversa”?


Vamos imaginar agora que a “roda de conversa” na verdade é o seu mercado de atuação. Como fazer para se destacar da concorrência?
Usando e abusando do Marketing de Conteúdo!

Ainda não está convencido? Então acompanhe esses números:

– O crescimento ano após ano no tráfego do site original é 7,8 vezes maior para os líderes de marketing de conteúdo em comparação com seguidores (19,7% contra 2,5%). (Fonte: Aberdeen)

– De acordo com Dragon Search Marketing, “61% dos consumidores são influenciados pelo conteúdo personalizado”.


– Marketing de conteúdo custa 62% menos do que o marketing tradicional e gera em torno de 3 vezes mais leads. (Fonte: DemandMetric)


Chocante, não é? Eu imagino que você tem o sonho de conquistar resultados como estes em sua empresa mas atenção: Não existe retorno imediato e muito menos em curto prazo! É preciso um trabalho estratégico, metódico e analítico para conquistar os objetivos esperados.

Para seu conhecimento, existem várias formas de aplicar o Marketing de Conteúdo, as principais são:

– Blog;
– Conteúdo rico;
– E-mail Marketing;
– Redes sociais;
– Vídeos.


Porém, não vamos fechar os olhos para a realidade, certo? Devido aos afazeres diários que um gestor tem em sua empresa, se torna praticamente impossível lidar com todas as tarefas ao mesmo tempo. Imagine que além de todas as atribuições do cargo, ainda seja adicionado ao seu dia a dia o marketing de conteúdo? Não dá, né? Por isso, aqui vão algumas dicas para que você possa usar essa tática em prol da sua marca sem se sobrecarregar:

BENCHMARKING:
Analisar o mercado não quer dizer que você vai “copiar” a concorrência, é apenas uma das formas de entender o que o seu público procura e como ele reage ao estar em contato com produtos e/ou serviços como os seus. Saber o que funciona ou não, dá margem para aplicar o marketing de conteúdo e atrair esses consumidores, mostrando-se autoridade no assunto.

MÉTRICAS:
Sim, o seu sonho virou realidade: O marketing de conteúdo trabalha para você 24 horas por dia, 7 dias da semana! Nunca se sabe em qual momento os consumidores encontrarão o seu material por aí! Sendo assim, reduzir os custos de aquisição dos clientes e aumentar as vendas é algo totalmente possível. O motivo? Simples: Através do marketing de conteúdo você pode quebrar objeções e planejar as próximas ações.

PRECISA DE AJUDA?
Conforme falamos anteriormente, a vida de um gestor é sempre um desafio. Diversos deveres o esperam e infelizmente, nenhum de nós está livre de imprevistos. Então, como fazer para que o marketing de conteúdo seja um sucesso e tenha sempre a atenção necessária para alcançar bons resultados? Bom, você pode começar pedindo ajuda! Existem empresas que possuem profissionais específicos para desenvolverem conteúdos assim, você ganha tempo necessário para cuidar de suas outras atribuições enquanto tem uma equipe capacitada e totalmente focada no sucesso de sua marca! Não é demais? 😉

Bom, essas dicas são muito úteis para revolucionar o seu posicionamento de marca, mas é importante frisar que cada passo é importante neste momento e que qualquer posicionamento despreparado, pode impactar a sua empresa de forma negativa. Então, antes de mais nada, coloque-se no lugar de seu cliente e entenda quais suas “dores”, objetivos e anseios.
 
Muita informação? Calma, não se preocupe: A MegUp pode te ajudar! Certamente uma agência premiada e com 10 anos de mercado, pode potencializar os seus resultados através do Marketing de Conteúdo.

Vamos tomar um café para conversar a respeito? Não deixe para depois,
dê um UP em seu conteúdo, de um UP em sua marca, DÊ UM UP EM SUA EMPRESA!

Caique Morais
Caique Morais

Analista de Marketing Digital

Bacharel em Publicidade e Propaganda com mais de 5 anos de experiência, foi indicado como Melhor Profissional de Marketing Digital em 2018 e premiado como Melhor Profissional de Planejamento Digital em 2019 pelo Prêmio ABC da Comunicação. Responsável pela área de Marketing Digital montando sempre as melhores estratégias para nossos clientes. Larga experiência como Designer Gráfico elaborando peças criativas para campanhas publicitárias e grande destaque na área de audiovisual desenvolvendo conteúdos de altíssima qualidade e inovação.